NOVA TURMA DE FUNDAMENTOS! Inscrições abertas!

O que é CrossFit®

image24

O CrossFit® é um programa de condicionamento físico que se define e diferencia pela variação constante de movimentos funcionais feitos com alta intensidade.

O que são movimentos funcionais?

Movimentos funcionais são movimentos primários ou naturais envolvendo varias articulações. Eles são padrões fundamentais e universais de movimento que se reflectem no nosso dia a dia como:


Empurrar horizontal –  O movimento que fizemos por exemplo quando empurramos o carro do vizinho que mais uma vez precisa de bateria nova ou quando fazemos flexões de braço no ginásio;


Empurrar Vertical – O movimento que fizemos quando pomos uma garrafa de água em uma prateleira alta, ou quando empurramos um peso para cima da cabeça com um ou dois braços no ginásio;


Puxar horizontal – O movimento que fizemos quando puxamos algo pesado em direcção ao nosso corpo como por exemplo quando arrastamos uma bacia cheia de agua de um lado para outro ou quando treinamos remo;


Puxar Vertical - O movimento que fazemos quando tentamos subir em um muro alto ou quando fazemos elevações no ginásio;

  

Dominância de quadril – O movimento que a quitandeira faz ao levantar  a bacia cheia de fruta para barriga antes de levanta-la para cabeça ou o levantamento de peso morto com a barra ou kettlebells no ginásio.


Dominância de Joelho  – o movimento que fazemos ao sentarmos ou levantarmos  no cadeirão ou o agachamento que fazemos no ginásio com o peso do próprio corpo ou eventualmente pesos adicionais como sacos de areia, kettlebells, barras, manguitos, bolas medicinais, etc. 

Movimentos funcionais têm o potencial de mover pesos pesados por grandes distancias e com velocidade. 


Note que no CrossFit Talatona só progredimos para o uso de pesos no treino se o aluno ou aluna mostrar excelência no movimento e biomecânica pois como diz Gray Cook  “não ponha força sobre disfunção.” 

   

Convém enfatizar  que o que é funcional para um jogador de futebol por exemplo não é funcional para uma pessoa sedentária. Da mesma forma que um treino funcional para uma mulher com pouco tempo pós parto não seria funcional  para um atleta em preparação para os CrossFit® Games.